GESTÃO JURÍDICA S.M.A.R.T.

VISÃO HOLÍSTICA E SISTÊMICA DE NEGÓCIOS

Soluções jurídicas que vão otimizar o seu negócio e aperfeiçoar suas estratégias.

Organizar os diversos aspectos jurídicos e tributários que visam melhorar o funcionamento, a qualidade e os resultados dentro dos aspectos legais e de compliance.

Certamente é um diferencial que contribui para você se destacar e sair na frente dos concorrentes.

Para conquistar seus objetivos e ampliar o seu desenvolvimento pessoal, é fundamental que você consiga traçar metas e cumpri-las. Uma excelente dica para a definição de metas é utilizar a técnica S.M.A.R.T., uma poderosa ferramenta que o ajudará a atingir aquilo que você deseja ou algo que já tenha determinado para si. Você já ouviu falar dela?

Para compreender como a metodologia funciona, primeiro, é preciso assimilar melhor o que está inserido no conceito. O termo S.M.A.R.T. significa esperto ou inteligente na tradução da língua inglesa e é um acrônimo para as palavras Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time Bound. Veremos mais adiante como cada uma dessas expressões se relaciona e porque elas são essenciais para o alcance de metas mensuráveis.

Originalmente o conceito das metas S.M.A.R.T. é relacionado à capacidade de amparar todas as fases do plano de negócios de uma empresa, do planejamento à aplicação. Mas o que vale para ampliar a eficácia dos processos no mundo corporativo por elencar pontos específicos mensuráveis também poderá ajudar você a conquistar aquilo que almeja no longo prazo.

Portanto, as metas S.M.A.R.T. podem resumir de forma bastante assertiva os passos necessários para alcançar o patamar que alguém deseja. Dessa forma, as metas ou objetivos S.M.A.R.T. são definidos e construídos tendo como base atributos específicos.

Cada uma das cinco palavras representa uma etapa da técnica que o objetivo deve ter e todas são indispensáveis para o êxito da estratégia dentro de um tempo-limite para alcançá-lo. Confira na sequência:

S — Specific, ou específica

Para que se consiga alcançar o que foi proposto em uma meta, é necessário que todos os envolvidos tenham claro entendimento do que se trata. Para isso, ela deve ser específica.

Usamos um exemplo que é interessante: aumentar as vendas. Se essa fosse uma meta, ela não seria específica.

Os colaboradores que seriam os responsáveis por segui-la não teriam o entendimento necessário para criar um plano de ação eficiente. Da forma com que foi construída, se as vendas aumentassem 1%, mesmo que se para isso fosse necessário investir bastante dinheiro, a meta teria sido alcançada, não é mesmo?

Para ser específica, uma meta deve responder as seguintes perguntas:

o que eu quero alcançar com essa meta?
quem será ou quem serão os responsáveis por ela?
onde ela será realizada?
como ela será conquistada?
por que ela deve ser seguida?

Portanto, fica claro que qualquer meta traçada deve ser específica.

Para melhor entendimento das metas SMART, vamos trabalhar na construção de um caso, usando o exemplo anterior, de aumentar as vendas.

Para ser específica, vamos considerar que desejamos aumentar a venda mensal online da empresa em 10%. Vejamos se ela é uma meta específica:

o que eu quero alcançar com essa meta? Aumentar as vendas em 10%
quem será ou quem serão os responsáveis por ela? A equipe de marketing
onde ela será realizada? Online
como ela será conquistada? Com divulgação de conteúdos relevantes
por que ela deve ser seguida? Queremos aumentar a participação online

Agora, sim, é uma meta específica. Os colaboradores envolvidos saberão onde eles têm que chegar. Mas, para fazer parte das metas SMART, ainda faltam alguns pontos.

M — Measurable, ou mensurável

Como criar uma meta se ela não pode ser medida? Isso não faria nenhum sentido.

Imagine que você quer aumentar a satisfação dos clientes com a sua marca. Porém, você não faz essa avaliação, não tem uma pesquisa de satisfação. Então, você não conseguiria acompanhar o desempenho das ações e dizer que a meta foi alcançada.

Poderia estar investindo dinheiro e tempo em ações sem resultado e deixando grandes oportunidades de lado.

Na meta que estamos criando, estabelecemos 10% de aumento. Portanto, para avaliar o desempenho das estratégias, precisamos acompanhar os números.

Para uma meta ser mensurável, ela deve responder as questões:

qual é o resultado esperado?
quanto tempo será necessário para a equipe alcançar a meta?
Trabalhando em nosso caso, teremos:

qual é o resultado esperado? Aumento de 10% nas vendas online
quanto tempo será necessário para a equipe alcançar a meta? 4 meses
Mas imagine que, com essa meta, nossa equipe conquistou o objetivo facilmente em 1 mês. Então, para incentivar ainda mais a equipe, aumentamos a meta para 70% de aumento. Será que é atingível?

A — Attainable ou atingível

Do que adianta criar uma meta se ela não pode ser atingida? Apesar de parecer óbvio, muitas empresas pecam nesse ponto.

Esse erro é muito prejudicial, pois pode desmotivar a equipe e gerar uma enorme frustração. Estratégias e ações serão desenhadas, mas os resultados esperados não serão alcançados.

Portanto, antes de criar uma meta, é fundamental avaliar os seguintes pontos:

com base no histórico, é possível atingir o objetivo traçado?
qual a opinião dos colaboradores. Eles acreditam que é possível?
No nosso caso, a 1ª meta era de aumentar em 10% as vendas. Esse marco foi alcançado facilmente e aumentamos para 70% o alvo.

Porém, com algumas análises, vimos que esse número ainda não é possível para o prazo determinado. Por isso, vamos objetivar o aumento de 50%, um número que avaliamos e acreditamos que pode ser atingido.

R — Relevant, ou relevante

Quando você cria uma meta e designa responsáveis, serão elaboradas estratégias para que os resultados sejam alcançados. Porém, quanto mais relevante for a meta, mais motivados estarão os envolvidos. Claro, considerando que sejam metas alcançáveis.

Uma meta que não gera efeito sobre o negócio fatalmente não será tratada como prioridade. Para criar uma meta relevante é importante olhar os principais números da empresa, como o faturamento, número de clientes e lucro. Assim, uma meta relevante terá impacto direto nesses indicadores.

Na meta que estamos criando (aumentar em 50% as vendas no site, no período de 4 meses, para melhorar a presença online), fica claro que, se for alcançada, ela impactará diretamente no lucro e faturamento da empresa. Ou seja, ela é relevante.

T — Time based, ou temporal

O último ponto das metas SMART é extremamente importante. Qualquer meta traçada deve ter prazo. Se você cria uma e não estabelece um tempo para a sua realização, ele pode ser alcançado em 1 dia, 1 mês, 1 ano.

Nesse quesito, a nossa meta já está correta, pois estabelecemos o período de 4 meses para a sua conclusão.

Então, vamos ver como ficou a nossa meta no método SMART? Podemos escrevê-la da seguinte forma:

“a equipe de marketing aumentará em 50% as vendas no site, no período de 4 meses, para melhorar a presença online, garantindo um aumento significativo no faturamento da empresa. A estratégia adotada será com base em marketing de conteúdo.”

Percebeu que essa meta atende todos os requisitos que listamos? Ela é específica, mensurável, atingível, relevante e temporal. Toda a equipe envolvida estará empenhada em conquistar os números estabelecidos e todos têm a ganhar, colaboradores e empresa.

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